contato: 11 9 8496 8951

Kung Fu Zen Marcial

Lutando por um mundo melhor!

Blog

Texto: Essência精, Energia气, Espírito神

sexta-feira, 28 outubro , 2016

“Deus fez o homem à sua imagem e semelhança”.

Desde o início da história o corpo humano sempre foi objeto de admiração e inspirou obras artísticas ao longo dos séculos. Essa fascinação é gerada pela perfeição do corpo humano em todos os aspectos.

A disposição das partes e a estrutura de todo corpo não se dão de um padrão aleatório, pois só é possível gerar admiração aquele que possui uma ordenação harmônica, seguindo a proporção divina (áurea). O corpo externamente é apresentado pela proporcionalidade entre as partes: o menor está para maior, assim como o maior está para o todo. Dessa forma, disposição dos órgãos internos também segue uma estrutura perfeita. Apesar de parecerem aleatórias, as posições ocupadas por cada órgão são precisas para o melhor funcionamento do corpo como um todo, e daí se origina a palavra “Organização”.

O objetivo dessa organização é garantir o funcionamento do corpo, para manter a vida na melhor condição. Esse mecanismo pode ser dividido em três partes:

1- Cavidade Inferior: Onde fica o sistema digestivo;
2- Cavidade Intermediária: Onde fica o sistema cardiopulmonar;
3- Cavidade Superior: O cérebro.

Cada parte processa um tipo de conteúdo. A cavidade inferior, através dos órgãos e vísceras, processa o Alimento, a matéria física, armazenando-o no corpo e é chamado de Essência 精. A cavidade intermediária processa o Ar, a matéria na sua manifestação mais sutil, Energia, Prana ou Qi 气. A cavidade superior processa o Raciocínio, Espírito 神. Essa disposição também não é aleatória.

A natureza tem por princípio deixar o mais precioso no topo, como as flores que desabrocham no ápice; os humanos têm por instinto deixar o mais importante em cima, como no caso da estrela da árvore de natal, por exemplo. Isto é arquetípico, pré-raciocínio, instintivo. Seguindo esse raciocínio, o corpo humano apresenta uma estrutura piramidal na qual a base é a Cavidade Inferior e o ápice seria Cavidade Superior, ligadas através da Cavidade Intermediária. O mais precioso está em cima, o Cérebro, portanto todo o resto do corpo está à serviço dele como base para seu funcionamento.

No entanto, apesar da importância do topo, se o resto do corpo não estiver em ordem, o ápice desaba e gera uma grande catástrofe. Portanto, o bom funcionamento da Cavidade Inferior é fundamental e é obtido através da boa alimentação. A Cavidade Intermediária também deve ser alimentada, com respiração adequada e exercício físico para fortalecer o sistema Cardiopulmonar. Tudo isso para oferecer boa condição de funcionamento ao Cérebro e à Mente – que se alimenta do Espírito -, para que possam trabalhar em conjunto harmônico e, finalmente, encontrar a Alma.

Assuntos texto
 

Kung Fu Zen Marcial

Academia Sino Brasileira de Kung Fu

 

Aulas

Kung Fu
Rua Muniz de Sousa 635 - Aclimação

Qi Gong Saúde (Aberta a todos)
Todo Domingo as 10h
Parque da Aclimação, em frente à concha acustica

Contato
Tel: 11 984968951
E-mail: contato@kungfuzenmarcial.com.br