“Aquele que domina os outros tem força e aquele que domina a si mesmo é Forte. Aquele que conhece os outros tem sabedoria e aquele que conhece a si próprio é Iluminado”
Lao Tze, Dao De Jing
Kung Fu é uma arte marcial chinesa milenar, muito rica em movimentos, estilos e filosofia.
Muitas pessoas, como você, devem ter conhecido essa arte através dos filmes. Não é à toa que tem tantos filmes de Kung Fu! Porque, além de ser uma arte marcial, é bonito e expressivo, “é como uma dança!” muitos falam para mim. E eu digo “é muito mais que isso!”, mais do que só movimentos bonitos, o Kung Fu também oferece um amplo conteúdo de defesa pessoal, aumenta sua qualidade de vida, porque te dá saúde de verdade, e o mais importante para mim, te ensina na prática a filosofia.
Quando falo de saúde, não é o estado de “não doente”, que chamamos de “Sub-saúde”, mas sim uma vida com vigor, disposição, força, ânimo, com capacidade de lutar, física e mentalmente. Para isso, você precisa se movimentar e entrar em atividade. E para mim o Kung Fu é uma das melhores ferramentas para isso, porque desenvolve seu corpo, assim como sua mente, ao aprender coisas novas a cada dia, ao absorver uma nova cultura e forma de pensar e romper seus limites em todos os sentidos! Assim, o aprendizado do Kung Fu reflete diretamente na sua vida pessoal. Posso afirmar isso, porque sou testemunho dessa transformação.
Vou te contar um pouco da minha história:
Nasci na China, em 1987, numa pequena cidade costeira de pescadores chamada Wen Zhou. Desde criança, sempre fui doente e magro, morava literalmente em frente a clínica! Até hoje lembro do lugar, pois frequentemente a visitava e tomava minhas doses de injeções ou remédios (e apesar de estar na China, não tinha ideia o que era Kung Fu, só via nos filmes, assim como você).
Quando cheguei aqui no Brasil, em 2000, logo meu pai me colocou na academia do meu amado Mestre Chan Kowk Wai. Me lembro claramente que meu pai, sabendo do meu estado de saúde, me disse “No Brasil o plano de saúde é caro e a segurança pública não é boa, então vá treinar Kung Fu para ficar saudável e saber se defender!”.
Parece brincadeira, mas foi exatamente isso que aconteceu, e em poucos meses me transformei em outra pessoa, mais forte e flexível, confiante (com muito treino!). Sem contar que ao longo dos anos de treino, aprendi a falar português, conheci minha esposa e descobri o que realmente quero na minha vida: dividir essa arte maravilhosa com todo o mundo! Larguei tudo que estava fazendo depois de me formar na faculdade de administração e abri minha academia, seguindo os passos do meu amado Mestre. Hoje, continuo lutando fisicamente e mentalmente para conquistar esse meu objetivo.
Hoje em dia existem muitos cursos por aí. A tecnologia veio para facilitar a nossa vida. Mas como consequência, as informações ficam dispersas e falta profundidade nos materiais encontrados nas redes, e ainda poucos materiais são práticos e objetivos.
Sendo chinês (isso quer dizer ser objetivo e prático), depois de muitos anos de treino e de ensino presencial e online, identifiquei muitos pontos universais que, ao serem trabalhados, podem impulsionar a qualidade das aulas, tanto para quem ensina como para quem está aprendendo. A pandemia me ajudou a estruturar os treinos de maneira mais objetiva e eficaz. Antigamente me orgulhava por “treinar muitas horas por dia” e hoje consigo atingir o mesmo efeito com muito menos tempo de treino. Porque o tempo é um recurso muito raro hoje em dia e ele deve ser utilizado com consciência e respeito!
Dividimos o nosso curso em 3 partes:
1 – Condicionamento
Nessa parte, trabalhamos o condicionamento físico em geral, que serve para praticar qualquer atividade física, como: Flexibilidade, Foça, Explosão e Resistência muscular, Capacidade cardiovascular, Equilíbrio, Precisão nos movimentos. Ao saber como treinar, você pode fazer exercícios diários em casa para desenvolver todas essas qualidades.
2 – Conteúdo artístico
Aqui, ensinamos os “Tao Lu” ou “Katis”, que são aqueles movimentos coreografados que você vê nos filmes e apresentações de Kung Fu. Nessa parte, você vai aprender a conectar os movimentos e vivenciar a sensação de Fluidez. Ensinamos passo a passo, movimento por movimento, até que você aprenda a fazer e entrar no próprio movimento! (pense e um músico que está totalmente compenetrado e imerso na sua música!)
3 – Defesa Pessoal
Não podemos fazer uma arte marcial sem saber lutar! Com minha experiência como lutador de Kung Fu e por ter lutado nos ringues de competições, desenvolvi métodos simples para você aprender a se defender e golpear. Acredite em você mesmo! Todos conseguem lutar, basta saber os elementos que compõem a luta. Você vai aprender a socar, chutar, derrubar e imobilizar. Para os que querem aprofundar mais nesse aspecto, faremos aulas específicas com esse objetivo.
Vamos abordar cada assunto de forma gradual, simples e objetiva.
E tudo isso com o toque especial do Kung Fu, que é a Filosofia Chinesa. Uma boa filosofia, para mim deve ser universal. Tem que alcançar a todos. Fazer sentido para todos. Acredite em mim, essa filosofia funciona aqui e na China, trata-se de uma aventura de autoconhecimento. Se é uma aventura, então terá desafios! Para mim, o primeiro e o último desafios serão sempre nós mesmos. Quer ter uma qualidade de vida melhor, vivenciar novas experiências e alcançar seus objetivos? Comece por VOCÊ!!!
Quer vir comigo nessa jornada?
Aulas
Kung Fu
Rua Muniz de Sousa 635 - Aclimação
Contato
Tel: 11 984968951
E-mail: contato@kungfuzenmarcial.com.br